5 dicas para que o seu roteiro de entregas seja mais eficiente

5 dicas para que o seu roteiro de entregas seja mais eficiente

Fazer um bom planejamento logístico é muito importante para que a empresa entregue seus produtos sem nenhum dano aos clientes e preste um ótimo serviço. Isso ajuda a aumentar as chances de fidelização e os lucros do negócio.

Não se pode esquecer que o processo de entrega tem um papel muito importante para satisfazer o consumidor. Se ele estiver bem redondo, a empresa consegue atender os prazos e diminuir os gastos com combustível, por exemplo.

Quer ter um planejamento logístico de alta qualidade? Descubra 5 dicas para que o seu roteiro de entregas seja mais eficiente!1. Fique alerta às paradas próximas

1. Fique alerta às paradas próximas

Para preparar seu roteiro de entregas, você precisa olhar com cuidado todas as paradas que ficam próximas umas das outras. Assim, o motorista aproveita melhor as rotas e pode reduzir o tempo de tráfego entre elas.

Enfim, é importantíssimo despachar os veículos com as cargas certas e organizadas de um jeito que facilite a retirada, pensando na ordem dos destinos que vão ser visitados.

2. Inicie pela parada mais distante

Outra forma de melhorar o seu roteiro de entregas é começando pela parada mais distante do centro de distribuição ou do armazém da empresa.

Organize a lista com todos os pontos de entrega e agrupe as paradas próximas, pensando na capacidade de carga do caminhão que vai fazer a rota.

Fazer isso também ajuda, pois diminui as distâncias que serão percorridas e os prazos de entrega.

3. Combine as coletas nas rotas de entrega

Enquanto o caminhão segue o roteiro de entregas, ele também deve verificar as coletas. Isso é melhor que ele entregar primeiro todas as encomendas e, só então, sair coletando o que precisa.

Se ele aproveitar o trajeto para fazer a coleta pode reduzir os custos evitando passar duas vezes pelo mesmo lugar.

Deixe um comentário